Quem somos
A Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP), fundada em 18 de março de 1975 por um grupo de artistas, mantém como objetivo e compromisso, a promoção e divulgação dos bens culturais e artísticos do nosso Estado.
São sócios fundadores da ACAP os seguintes artistas: Vera Sabino (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2009), Rodrigo de Haro (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 1997), Eli Heil (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2008), Martinho de Haro (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2005), Max Moura, Ernesto Meyer FIlho, Franklin Cascaes (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2008) e Pedro Paulo Vecchietti, todos de reconhecida relevância artística nos cenários local, estadual, nacional e internacional.
Desde sua criação a ACAP tem incentivado novos talentos, valorizado o potencial criativo de seus associados e da arte catarinense, na construção de política cultura, na articulação do sistema de arte, criando oportunidades e expandindo possibilidades através da arte e da cultura por meio de inúmeros encontros culturais, leilões de arte, exposições, mostras individuais e coletivas, cursos, oficinas, palestras sobre arte e cultura, integração com alunos de escolas regulares e cursos livres, projetos e participações em feiras e congressos em constante atuação.
A ACAP tem como maior objetivo, fortalecer a identidade cultural catarinense, por meio de registros de suas inúmeras manifestações culturais, gerando benefícios para todos os envolvidos.
Em função de sua atuação e representatividade no meio artístico catarinense a ACAP inspirou a criação da LEI ESTADUAL nº 13.887, de 11/12/2006, que instituiu o dia 18 de março como o DIA DO ARTISTA PLÁSTICO CATARINENSE, em homenagem ao dia de sua fundação como uma das primeiras entidades voltadas para o desenvolvimento da nossa cultura.
A ACAP é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Lei nº 8.106, de 28/12/2009 e de Utilidade Pública Estadual, Lei nº 16.773, de 15/10/2015.
A ACAP conta com dezenas de artistas em seu quadro de associados e integra a Federação das Associações dos Artistas Plásticos de Santa Catarina - FAAPSC que tem como missão "congregar as associações filiadas, representar, coordenar, defender seus interesses, direitos e promover ações de aprimoramento e qualificação dos artistas plásticos de todo o Estado".
A ACAP participou da criação, em 1989 da Lei Municipal que autoriza a implantação de obra de arte nas edificações e desde então integra a Comissão Municipal de Arte Pública - COMAP que analisa as obras a serem criadas com o benefício da Lei.
Ao longo desses 48 anos, a ACAP esteve envolvida com as questões culturais do nosso Estado, proporcionando integração entre o artista e a comunidade, através de práticas em escolas públicas e particulares, parcerias com cursos de graduação em arte, arquitetura e moda, leilões de arte beneficentes, feiras, intercâmbios com coletivos artísticos e galerias de arte nacionais e internacionais. Dezenas de novos talentos despontaram a partir das orientações e possibilidades, na promoção de seus trabalhos, através de seus associados.
Temáticas sociais relevantes foram abordadas por meio de Mostras Coletivas e Exposições Individuais de seus associados, tais como: um olhar sobre as necessidades de crianças e adolescentes em casos de assistências, idosos na vivência de um lar institucional, violência contra as mulheres e as questões relativas ao meio ambiente. Homenagens a artistas relevantes de nossa história também tiveram espaço nas vivências poéticas dos artistas associados, através de mostras coletivas.
Durante seus 48 anos, a associação promove e incentiva a arte e a cultura catarinense, atravessando fronteiras internacionais no passado e no presente, enfrentando os desafios pertinentes a cada época, atuando com o objetivo de fazer da arte, uma expressão de valorização da vida e da arte.
Diretoria da ACAP
Gestão 2023 - 2026
Gelsyr Ruiz
Presidente
Maria Esmênia
Vice-Presidente
Sandra de Melo
1ª Secretária
Maria Cristina Giralt
2ª Secretária
Onildo Borba
1º Tesoureiro
Luís Carlos Schmidt
2º Tesoureiro
Janete Machado
Comissão de Arte e Conselho de Ética
Dulce Penna
Conselho de Ética
Marilene Orleans Casagrande
Conselho Fiscal e Membro da COMAP
Meg Tomio Roussenq
Coordenação da Comissão de Arte
Lisete Assen
Comissão de Arte
Nelma Camargo
Conselho Fiscal
Rodrigo Pereira
Conselho de Ética
Soli
Conselho Fiscal
Ângela Vielitz
Conselho de Ética
Eliane Veiga
Conselho Fiscal
Jean Rodrigues
Conselho de Ética
Isolete Dozol
Conselho de Ética
Mariette van de Sande
Conselho de Ética
Sócios Fundadores
Eli Heil
Franklin Cascaes
Martinho de Haro
Max Moura
Meyer Filho
Pedro Paulo Vecchietti
Rodrigo de Haro
Vera Sabino
Presidentes da ACAP
Martinho de Haro
Pedro Paulo Vecchietti
Eli Maria Heil
João Otávio Neves Filho
Juliana Wosgraus
Jarina Menezes
Pedro Paulo Vecchietti
Benjamin Duarte de Oliveira
José Pedro Heil
Marcelo Seixas
Sony Sonnemaker
Rui Braga
Vilca Merísio
Jarina Menezes
Rosa Fossari Iwersen
Maria Sirley Macedo Ludwig
Moair Nereu Nunes
Cissa Monguilhott
Marilene Orleans Casagrande
Gelsyr Ruiz (em exercício)
Associados Atuantes
Albertina Prates
Ângela Vielitz
Ângela Souza
Andrea V Zanella
Cissa Monguilhott
David Ronce
Dulce Penna
Eliane Veiga
Fábio Fialho
Gabriela Luft
Gavina
Gelsyr Ruiz
Giovana Zimermann
Iara Dreger
Isolete Dozol
Jaime Baião
Janete Machado
Jassirene Carminati
Jean Rodrigues
Júlia Steffen
Laís Krücken
Lisete Assen
Luís Carlos Schmidt
Marc Engler
Maria Cristina Giralt
Maria Esmênia
Mariette van de Sande
Marlene Eberhardt Prado
Marilene Orleans Casagrande
Marinela Goulart
Meg Tomio Roussenq
Miriam Porto
Nelma Camargo
Onildo Borba
Osmar Yang
Pedro Gottardi
Ricardo do Rosário
Roberta Viotti
Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Pereira
Rodrigo Silvestri
Sandra de Melo
Soli
Tamara Nowascky
Vera Sabino
Artistas Amigos da ACAP
Silvio Pléticos (in memorian)
Tércio da Gama
Zulma Borges
Átila Ramos
Kiko Cervi