Quem somos

A Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP), fundada em 18 de março de 1975 por um grupo de artistas, mantém como objetivo e compromisso, a promoção e divulgação dos bens culturais e artísticos do nosso Estado.

São sócios fundadores da ACAP os seguintes artistas: Vera Sabino (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2009), Rodrigo de Haro (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 1997), Eli Heil (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2008), Martinho de Haro (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2005), , Max Moura, Ernesto Meyer FIlho, Franklin Cascaes (Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa - 2008) e Pedro Paulo Vecchietti, todos de reconhecida relevância artística nos cenários local, estadual, nacional e internacional.

Desde sua criação a ACAP tem incentivado novos talentos, valorizado o potencial criativo de seus associados e da arte catarinense, na construção de política cultura, na articulação do sistema de arte, criando oportunidades e expandindo possibilidades através da arte e da cultura por meio de inúmeros encontros culturais, leilões de arte, exposições, mostras individuais e coletivas, cursos, oficinas, palestras sobre arte e cultura, integração com alunos de escolas regulares e cursos livres, projetos e participações em feiras e congressos em constante atuação.

A ACAP tem como maior objetivo, fortalecer a identidade cultural catarinense, por meio de registros de suas inúmeras manifestações culturais, gerando benefícios para todos os envolvidos.

Em função de sua atuação e representatividade no meio artístico catarinense a ACAP inspirou a criação da LEI ESTADUAL nº 13.887, de 11/12/2006, que instituiu o dia 18 de março como o DIA DO ARTISTA PLÁSTICO CATARINENSE, em homenagem ao dia de sua fundação como uma das primeiras entidades voltadas para o desenvolvimento da nossa cultura.

A ACAP é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Lei nº 8.106, de 28/12/2009 e de Utilidade Pública Estadual, Lei nº 16.773, de 15/10/2015.

A ACAP conta com dezenas de artistas em seu quadro de associados e integra a Federação das Associações dos Artistas Plásticos de Santa Catarina - FAAPSC que tem como missão "congregar as associações filiadas, representar, coordenar, defender seus interesses, direitos e promover ações de aprimoramento e qualificação dos artistas plásticos de todo o Estado".

A ACAP participou da criação, em 1989 da Lei Municipal que autoriza a implantação de obra de arte nas edificações e desde então integra a Comissão Municipal de Arte Pública - COMAP que analisa as obras a serem criadas com o benefício da Lei.

Ao longo desses 47 anos, a ACAP esteve envolvida com as questões culturais do nosso Estado, proporcionando integração entre o artista e a comunidade, através de práticas em escolas públicas e particulares, parcerias com cursos de graduação em arte, arquitetura e moda, leilões de arte beneficentes, feiras, intercâmbios com coletivos artísticos e galerias de arte nacionais e internacionais. Dezenas de novos talentos despontaram a partir das orientações e possibilidades, na promoção de seus trabalhos, através de seus associados.

Temáticas sociais relevantes foram abordadas por meio de Mostras Coletivas e Exposições Individuais de seus associados, tais como: um olhar sobre as necessidades de crianças e adolescentes em casos de assistências, idosos na vivência de um lar institucional, violência contra as mulheres e as questões relativas ao meio ambiente. Homenagens a artistas relevantes de nossa história também tiveram espaço nas vivências poéticas dos artistas associados, através de mostras coletivas.

 

Durante seus 47 anos, a associação promove e incentiva a arte e a cultura catarinense, atravessando fronteiras internacionais no passado e no presente, enfrentando os desafios pertinentes a cada época, atuando com o objetivo de fazer da arte, uma expressão de valorização da vida e da arte. 

Diretoria da ACAP

Gestão 2020 - 2023

gelsyr ruiz.jpg

Gelsyr Ruiz

Presidente

josé carlos rocha.JPG

José Carlos Rocha

Vice-Presidente e Comissão de Arte

maria esmênia.jpeg

Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves

1ª Secretária e Comissão de Arte

Maria Cristina Giralt.jpg

Maria Cristina Giralt

2ª Secretária

onildo borba.JPG

Onildo Borba

1º Tesoureiro

Luís Carlos Schmidt.jpeg

Luís Carlos Schmidt

2º Tesoureiro

Janete Machado.jpg

Janete Machado

Comissão de Arte

Marcelo Seixas.jpeg

Marcelo Seixas

Comissão de Arte e Conselho Fiscal

Marilene Casagrande.JPG

Marilene Orleans Casagrande

Comissão de Arte

meg tomio roussenq.JPG

Meg Tomio Roussenq

Comissão de Arte e Conselho de Ética

estela ramos.jpeg

Estela Ramos

Conselho Fiscal

nelma camargo.jpg

Nelma Camargo

Conselho Fiscal

rodrigo silvestri.jpeg

Rodrigo Silvestri

Conselho Fiscal

Soli.JPG

Soli

Conselho Fiscal

angela mackrodt.jpg

Ângela Mackrodt

Conselho de Ética

eliane veiga.jpg

Eliane Veiga

Conselho de Ética

jean rodrigues.jpg

Jean Rodrigues

Conselho de Ética

Miriam Porto

Miriam Porto

Conselho de Ética

Sócios Fundadores

sócios fundadores 01.jpg
sócios fundadores 02.jpg

Eli Heil

Franklin Cascaes

Martinho de Haro

Max Moura

Meyer Filho

Pedro Paulo Vecchietti

Rodrigo de Haro

Vera Sabino

Presidentes da ACAP

Martinho de Haro

Pedro Paulo Vecchietti

Eli Maria Heil

João Otávio Neves Filho

Juliana Wosgraus

Jarina Menezes

Pedro Paulo Vecchietti

Benjamin Duarte de Oliveira

José Pedro Heil

Marcelo Seixas

Sony Sonnemaker

Rui Braga

Vilca Merísio

Jarina Menezes

Rosa Fossari Iwersen

Maria Sirley Macedo Ludwig

Moair Nereu Nunes

Cissa Monguilhott

Marilene Orleans Casagrande

Gelsyr Ruiz (em exercício)

Associados Atuantes

Albertina Prates

Ângela Mackrodt

Ângela Souza

Cissa Monguilhott

David Ronce

Eliane Veiga

Estela Ramos

Gavina

Gelsyr Ruiz

Isolete Dozol

Jaime Baião

Janete Machado

Jassirene Carminati

Jean Rodrigues

José Carlos Rocha

Júlia Steffen

Lisete Assen

Luís Carlos Schmidt

Maria Cristina Giralt

Marcelo Seixas

Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves

Mariette van Sande

Marilene Orleans Casagrande

Meg Tomio Roussenq

Miriam Porto

Nelma Camargo

Onildo Borba

Raquel Piffer

Rodrigo Silvestri

Soli

Tamara Nowascky

Vera Sabino

Artistas Amigos da ACAP

Silvio Pléticos (in memorian)

Tércio da Gama

Átila Ramos

Kiko Cervi