top of page
Buscar
  • ACAP

Artistas associadas da ACAP estão participando da exposição "Por causa de quê" em Florianópolis




As artistas associadas Meg Tomio Roussenq e Andrea V Zanella estão participando da exposição coletiva "Por causa de quê", com curadoria de Kamilla Nunes.


A exposição que estará disponível para visitação até o dia 14 de janeiro de 2024 conta com obras de 10 artistas e pode ser visitada aos sábados e domingos, das 14h às 18h na Sede do Parque da Luz.


“Por causa de quê” causas é uma palavra sem fundo e, nela, cabem muitos significados: causas políticas, que atravessam e resistem; causas que parecem pequenas na sua forma final, mas são enormes em sua potência de imaginação; causas luminosas, como aquelas lançam flashes para que possamos sonhar nossos sonhos; causas misteriosas, que oscilam entre a morte e a reconstrução. Causas é uma palavra-conceito central que tem, aqui, pelo menos dois movimentos internos: por um lado, causas são somáticas, por outro, precisam desprender matéria para sobreviver e tocar o outro – luta por uma causa, causa de uma luta.


O conceito de "causa" na filosofia é multifacetado e profundamente conectado à busca da compreensão do mundo, da natureza, da realidade, e do papel da mente humana na interpretação dos eventos e fenômenos. As abordagens filosóficas para a causa variam desde a análise metafísica até a consideração da causalidade como uma construção mental baseada na experiência. Nesta exposição, “causas” assume uma nova dimensão, tornando-se não apenas uma questão de análise metafísica, mas também um catalisador para os processos criativos dos/as artistas aqui presentes. Por isso, foram exploradas tanto questões sociais, políticas e ambientais, a partir de temas como saúde pública, feminismos e semeaduras, quanto questões estéticas e de linguagem, a partir de uma reflexão sobre a coletividade e a infiltração das esferas das artes visuais no cotidiano, na literatura, e nos mais diversos corpos. [...]" (Kamilla Nunes).


Acompanhe mais notícias dos associados no site, facebook e instagram.

1 visualização0 comentário
bottom of page